Comparação de ECT com EMTr

(Resaltando O Blog Não Recebe Nada por propagandas e nao as faz com o intuito de conseguir dinheiro e sim de querer ajudar cada vez mais)


O IPAN busca o tratamento mais adequado e eficaz para cada um de seus pacientes, desde psicoterapia, medicamentos até aplicações de EMTr e ECT. As duas técnicas são recomendadas no tratamento de transtornos psiquiátricos. A ECT tem como objetivo induzir uma crise convulsiva generalizada, que dura cerca de 30 segundos, a aplicação é feita sob anestesia e relaxante muscular. Já a EMTr é um método relativamente novo e ainda alvo de pesquisas e investigação, estudos apontam a EMTr como um possível novo tratamento para transtornos neuropsiquiátricos. De certa maneira, a EMTr se parece com a ECT, ambas alteram a atividade neuronal e modificam o humor.

Existem algumas diferenças entre as técnicas. A ECT trabalha com estímulo elétrico, que atravessa a pele e a calota craniana para atingir o tecido cerebral. A técnica exige indução anestésica, pois a carga elétrica causa uma estimulação dolorosa e pouco localizada. Já a EMTr apresenta as vantagens de ter ausência de dor, por isso, não necessita de anestesia, já que não induz a crises convulsivas e o risco de efeitos cognitivos é muito pequeno. A ECT é aplicada de duas a três vezes por semana, enquanto que o melhor esquema para a EMTr ainda está sendo estudado. Após o tratamento inicial, é recomendável uma manutenção da ECT. A duração dos efeitos benéficos da EMTr não é conhecida, mas os dados existentes sugerem também um efeito fugaz.

Os aparelhos modernos de EMTr estimulam o córtex, já a ECT atinge uma maior profundidade que a EMTr. A ECT é um método consagrado há mais de 50 anos e com eficácia comprovada por diversos estudos. A EMTr e a ECT são tratamentos distintos, porém, com algumas semelhanças. As técnicas compõem o arsenal terapêutico existente para o tratamento de transtornos psiquiátricos. A indicação de ECT ou EMTr é estudada profundamente pelo psiquiatra para que o paciente receba o melhor tratamento para sua necessidade. Os profissionais do IPAN são pesquisadores das duas técnicas, trabalham com ECT e EMTr e possuem experiência internacional nestes tratamentos.

04 julho 2011

0 comentários: